terça-feira, 28 de junho de 2011

Despertar dos cinco sentidos - paladar

Com 21 semanas de gestação o feto começa a perceber alguns sabores graças ao líquido amniótico, a alimentação da gestante muda o gosto do líquido.
O bebê, no começo, só distingue quatro sabores: doce, salgado, amargo e azedo. O paladar é o menos desenvolvido dos sentidos da criança ao nascer, até porque ela não precisa dele, uma vez que a natureza preparou-a para apenas um tipo de alimentação: o leite materno. Pesquisas demonstram que bebês têm preferência pelo doce. 
Por volta dos 2 ou 3 anos de idade é que as preferências e rejeições começam a aparecer com mais nitidez. Por isso a importância de manter os pequenos bem longe desses alimentos açucarados e engordurados até uma certa idade. 
Com o tempo, eles vão conhecer estes alimentos, mas seu paladar já estará mais formado e treinado para alimentos mais saudáveis.
Bebês precisam de liberdade para usar a boca: faz parte do seu aprendizado, do seu desenvolvimento. O cuidado a tomar é evitar que ele tenha acesso a coisas que não deve mesmo colocar na boca, por serem perigosas de engolir ou porque estejam sujas. Mas não reprima o bebê além da conta, porque a boca é seu primeiro contato com o mundo, sua primeira comunicação, sua primeira escola de vida.
A partir do 6ª mês deve ser introduzido outros alimentos na alimentação do bebê.
A introdução dos novos alimentos na dieta do seu filho deve ser gradativa e é preciso respeitar a idade certa.
O método sobre a introdução dos alimentos varia entre os especialistas. Alguns preferem começar com papinhas salgadas, feitas com apenas um legume, enquanto outros já sugerem uma sopinha mais elaborada. Ofereça sucos de frutas e papas de frutas nos intervalos das refeições e das mamadas.
É normal a criança fazer cara feia e rejeitar os alimentos na primeira tentativa, pode demorar  até dez tentativas para ela aceitar a novidade. É importante lembrar também de introduzir um alimento por vez e aguardar alguns dias para oferecer outro ou misturar (assim você poderá avaliar se houve alguma reação). 
Eu oferecia o mesmo alimento por 3 dias e depois ia trocando, começamos com as frutas, quando começamos com os salgados eu oferecia 3 dias um legume e depois acrescentava mais um, por mais 3 dias e assim por diante.
Hoje com quase dois anos o mocinho é de lua, as vezes come super bem, outros dias recusa os alimentos, mas batata ele aceita sempre e beterraba ele aboliu da dieta,hehehe.



Um comentário:

Janaina Melos de Araujo disse...

OBRIGADA PELA VISITA E PELO CARINHO....JÁ FIZ 3 VEZES O KIT DO RELAMPAGO MAQUIM...RSRSR...ADORO
SEU CANTINHO É MUITO LEGAL.
JÁ TÔ TE SEGUINDO.
BJOS
FICA COM DEUS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...