segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tem hora certa pro 2º filho??

Já havia um tempo que queria escrever sobre esse assunto, mas sempre na correria que acabou passando, mas tem 2 semanas que tenho ouvido muito essa pergunta, " qual a melhor diferença de idade entre filhos?" " vc acha bom essa diferença entre os meninos?", e muitas outras nesse tipo.
Minha resposta é sempre igual, cada caso é um caso, mas vou contar a minha experiência e tirem suas conclusões.
Sempre desejei ter filhos com pequena diferença de idade, sou filha do meio, com meu irmão tenho uma diferença de quase 2 anos e com minha irmã de 4 anos, durante toda minha infância e adolescência fui muito mais próxima do meu irmão, tínhamos os mesmo amigos e estávamos sempre juntos, eu sempre achei o máximo isso, as mesmas idéias. Com minha irmã ela era sempre "criança", a diferença de idade maior e parecia que nunca estávamos em sintonia. Hoje isso mudou, Continuo me dando muito bem com meu irmão, mas a diferença de idade hoje com minha irmã nem parece tanta e estamos bem mais próximas.
Talvez por essa vivência sempre quis filhos com idades próximas, Quando o Mi estava com 1 ano e pouquinho eu estava louca pra engravidar novamente, mas meu marido não, estávamos retomando nossa vida como casal, alguns projetos a serem executados e mais um filho naquele momento nãos eria ideal, e hoje vejo realmente que não teria dado certo. Conversamos muito porque não queria ficar só em um filho não, isso pra mim seria inaceitável, não recrimino quem faz esse escolha, mas eu desejava mais,kkkk. E ficou decidido que assim que a reforma da nossa casa acabasse (nem tinha começado) pensaríamos no 2º.
Mas nossos planos não são os planos de Deus certo? Um belo dia em uma vacilada o milagre da vida se fez. Foi aquele susto, já falei aqui sobre como foi a descoberta e meus sentimentos.
Como foi uma gravidez desejada mas não planejada acabei não curtindo como gostaria, durante os 9 meses carreguei muito mais que um feto, carreguei um peso de medo de não dar conta, minha maior preocupação era o mais elho, como seria dali pra frente, não sei se a gravidez tivesse sido planejada essa culpa, esse medo estaria presente. Uma culpa por estar tirando o posto de bebê do Mi...coisa doida né?
Por isso vejo como foi providencial meu amrido naquele momento do Mi pitiquinho não querer outro filho, se EU tivesse engravidado com ele tão pequeno acho que meu coração ia despedaçar a cada dia.
Cada caso é um caso, mas Eu Priscila sempre falo se for pra se programar dê um tempo para o mais velho estar mais independente, deixar de ser tão bebezão, na verdade acho que nem tanto pela criança mas sim por você, porque esse sentimento doido pode tomar conta do seu coração, curta o mais velho, curta cada momento, aprenda com ele, acho legal a criança já não estar mais usando fralda, ter uma rotina de sono bem estabilizada, se possível já estar indo pra uma escolinha, coisas simples mas que facilitam muito para a chegada d eum novo serzinho.
Com o segundo filho tudo muda, algumas neuras comuns de mães de primeira viagem somem, mas há as neuras das mães de 2ª viagem e pelo que converso são sempre relacionadas ao 1º e não ao 2º filho,kkk.
O casal estar em harmonia é fundamental, nós mães acabamos precisando muito mais do marido assumindo seu papel de pai nos primeiros dias em casa com o 2º filho do que precisamos no 1º.
Se o 2º vier antes do esperado topa ouvir um conselho? Mande a razão dar uma volta e não te atrapalhar nesse momento mágico, se entregue a magia d agravidez, é um momento único, viva intensamente e curta esse momento a 4, mãe, pai e primogênito...sempre se lembre que por mais que não pareça, por mais que tudo diga o contrário esse é o tempo que Deus planejou pra essa criança nascer, não há erros, são planos de Deus e TUDO se encaixa perfeitamente.
No nosso caso se fossêmos esperar a casa estar pronta a coisa teria ficado feia, a reforma atrasou 1 ano e agora acabou, mas tem algumas outras coisas que tenho ceretza que iríamos desejar acabar e fazer antes de engravidar...sempre teremos planos, sempre teremos metas, mas devemos por na balança o que é mais importante, tudo pode ser adiado, filho ou projetos, e tudo pode ser remodelado, podemos ajustar os cronogramas para dar tudo certo, ams a vida é cheia de surpresas né?
Então minha resposta é : Sim tem hora certa, mas a hora é a hora de Deus e não a nossa, se pararmos e ouvirmos nosso coração iremos no caminho certo a ser trilhado.
A parceria nas bagunças é o que mais me encanta



Um comentário:

Patricia Duarte disse...

Legal amiga sua postagem, eu também penso que devemos desejar sim um filho, mas os planos de quando vai acontecer só DEUS é quem sabe.
Tenho uma filha de 5 anos e sempre ouço que já passou da hora da Mell ter um irmão, que ela não vai querer brincar com ele devido diferença de idade ... e blá, blá, bla ... e por ai vai.
Mas "eu" ainda não sinto que é o momento, preciso de um tempo pra mim pois uma criança é dedicação em tempo integral, e aquilo que vc colocou, com essa independência que minha filha está começando a ter é que estou tendo tempo de ter novamente minha vida com meu esposo.
Mas tudo tem seu tempo creio que Deus não dá um fardo maior que possamos suportar, não que um filho seja um fardo longe disso, filho é benção, é que Ele não me daria uma criança nesse momento com esses sentimentos que tenho dentro de mim de que "ainda não é o momento". Creio que Deus ainda está moldando meu coração para chegada de um bebê na minha vida. Estou dando uma pausa no anticoncepcional e não tomo a 3 meses e ainda não aconteceu ... por isso que sei que Deus está no controle.
Bjos e adorei desabafar com vc, não é sempre que consigo colocar minha opinião sem que me critiquem rsrsrs.

http://pathyduartes.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...