segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Birra por Dr Krap


O Dr. Karp diz o seguinte:
- Falar no idioma da criança, o "criancês" - Frases curtas, simples e diretas
- Entonação e interpretação: se a criança está brava, finja braveza (mas não finja demais para que ela não se irrite) e demonstre que entendeu o que ela está querendo dizer, por exemplo:
Se sua filha, a Fulaninha está toda feliz comendo o café da manhã você diz "fico contente em ver que você está degustando seu cereal tranquilamente" ou "que gostoso!"? Você faz uma expressão séria ou dá um sorriso? É o mesmo princípio.
Fulaninha quer o pote de biscoito e começa a birra. Você diz: 
- "Fulaninha brava. Brava! Quer biscoito!". Segundo o livro (ainda não testei) a criança vai prestar atenção em você, já que percebeu que você a entendeu, aí nesse momento é sua vez de falar e levá-la para fazer outra coisa.
É só pensar em como lidamos com outros adultos. Se alguém está triste você também demonstra em seu rosto um pouco de tristeza. 
Existem outras dicas, como quando a criança é do tipo "ditadora", você ignora de modo gentil, não fala desse lado dela para outras pessoas (mas pode falar bem, de como ela se comporta, de modo que ela ouça); se ela quer mandar, faça algo engraçado tipo "Vamos então mandar nesse chinelo. Chinelo, vá já escovar os dentes!", a criança vai achar engraçado. Outra dica é sussurrar, daí a criança terá que parar de gritar para te escutar. Há situações em que um abraço resolve.
NECESSIDADES: Sempre fique atenta para o que a criança necessita, como comer, dormir, brincar. Criança com sono, tédio fica chorosa, irritada.
Enquanto novinhos, DISTRAIR pode funcionar. Depois pode piorar as brigas.
Oferecer ESCOLHAS: Se a criança dá um piti que não quer a roupa que VOCÊ escolheu, dê duas opções e deixe que ela escolha. Isso evita muitas brigas.
Explicar o que será feito (aí depende da idade e da compreensão): "nós vamos a tal lugar, fazer Tal coisa e voltaremos para casa. Você pode fazer Tal coisa e só.". 
Mas SEMPRE demonstre RESPEITO. É difícil para seu filho ser menor, mais fraco, sem saber compreender bem as normas sociais, sem saber como lidar com os próprios sentimentos, sem ter voz ativa, sem saber se expressar. 

Do livro "A criança mais feliz do pedaço" (Dr. Karp):

"Diplomacia é um trabalho complexo, mesmo assim, a maioria de nós recebeu menos treinamento para ser pai e mãe do que para obter nossa carteira de motorista !"
"Há inúmeras dificuldades em criar uma criança, mas aqui estão as cinco que geralmente complicam a vida até de pais e mães perfeitos (isso se eles existissem, mas não existem):
- Sentimentos de frustração: o comportamento do seu filho pode frustrar você ou até deixá-lo com raiva;
- Sentimentos de fracasso: conflitos diários podem levá-lo a sentir-se inapto;
- Sombras do passado: sentimentos mal resolvidos da sua própria infância podem voltar para assombrar você;
- Temperamento: a personalidade de alguns pais pode ser conflitamente com a dos filhos, como listras e bolinhas numa roupa;
- A vida moderna por si só: nossa vida moderna não é organizada de modo a ajudar-nos com nossos filhos pequenos."

Dicas até 4 anos, para crianças muito ativas

1. Esteja ao ar livre o quanto for possível. Oportunidades de queimar energia e brincar ao ar livre são importantes.
2. Faça uma troca periódica dos brinquedos. Mantenha alguns disponíveis e guarde outros. Eles parecem mais interessantes depois de não terem sido usados por um tempo.
3. Garanta o descanso do seu filho. Crianças ativas muitas vezes resistem ao sono por serem tão excitáveis por qualquer coisa que estejam fazendo. Quanto mais cansados estiverem, mais difíceis de lidar.
4. Divirta-se. Implorar e ameaçar não adianta. Você obterá mais cooperação oferecendo opções e requisitando a ajuda dele do que dando ordens.
5. Faça da sua casa "amiga da criança". Remova enfeites que quebram facilmente, coisas valiosas e coisas onde se possa tropeçar.
6. Tenha limites, poucos, mas firmes. Crianças ativas têm problema com excesso de limites, mas também com inconsistência em reforçar os limites. Você pode relaxar as regras - mas quando fizer, tenha certeza de que ele entendeu que é uma exceção, não uma mudança à regra.
7. Evite excesso de estímulo. Por algumas horas antes de dormir, diminua as luzes, ligue um barulho calmo para distrair e evite música alta ou TV.
8. Tente não reagir exageradamente a cada insulto ou tapa. Só porque seu filho está agindo como se fosse primitivo, não significa que você deva fazer o mesmo.
9. Tenha muitas cartas na manga para manter seu filho ocupado. Por exemplo, tenha à mão, atividades que produzem pouca bagunça, como giz de cera com papel e massinha de modelar.
10. Ensine à criança habilidades sociais. ("O amigo pode emprestar a bola se você pedir a ele educadamente com um grande sorriso").
11. Ensine a ele palavras para expressar seus sentimentos: "Você está agindo desse jeito às vezes porque está com fome. Quer um lanche ?"
12. Pratique técnicas de acalmar-se para desenvolver a habilidade de retornar à situação sem explodir.
13. Use a "psicologia reversa" para ajudar seu filho "do contra" quando ele quer fazer exatamente o oposto do que você quer. "NÃO ! Não coma esta maçã, por favor !"

Seis instrumentos básicos

Segundo Dr. Karp, os seis instrumentos básicos para fazer o trabalho do pai/mãe mais fácil (100 vezes mais fácil):
- Mostrar respeito: depois do seu amor, é o que seu filho mais quer;
- Elogiar: elogios ajudam a mudar gentilmente o comportamento do seu filho para melhor;
- Falar através da "porta secreta" da mente do seu filho: crianças pequenas odeiam palestras, mas eles prestam atenção em tudo o que escutam quando não está sendo dito diretamente a eles;
- Desenvolver a auto-confiança da criança: jogos estimulam a auto-confiança;
- Encorajar a paciência: ensine seu filho a esperar - aos poucos;
- Oferecer recompensas: algumas vezes é o que falta para haver mais cooperação.
Como mostrar respeito quando falar com a criança pequena ?
- Sorria, olhe olho no olho;
- Sente-se, ajoelhe ou abaixe-se de modo que seu rosto esteja abaixo do nível da criança;
- Incline-se para a frente, na direção do seu filho;
- Escute-a com interesse, sem interrompê-la;
- Responda-a imediatamente;
- Peça permissão para dar conselhos. Faça isso até com a criança pequena. Ela pode não entender as palavras, mas vai apreciar o tom respeitoso da voz.
"Crianças pequenas prestam mais atenção à nossa linguagem corporal do que às nossas palavras".
"Não se surpreenda se você sentir-se pouco à vontade - quer dizer, um pouco esquisita - quando começar a falar a linguagem infantil - independentemente de onde viva. No começo, a maioria dos pais evita fazer isso na frente dos outros. "Dá vergonha !" (alguns pais praticam sozinhos no banheiro - de frente pro espelho, é ótimo).
Como eu digo, falar calmamente funciona com crianças calmas e tranqüilas. Refletir a intensidade emocional da criança é geralmente necessário para ajudar crianças aborrecidas a sentirem-se respeitadas e compreendidas. Demonstrar compreensão quando a criança está brava transmite a mensagem de que você ainda a ama, mesmo quando ela está nervosa."

Dr. Karp - The Happiest Toddler on The Block
trechos do livro copiados da PR

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...