quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sofrendo com esse clima

Boa tarde meninas como vocês estão?
Aqui o clima tá muito seco e infelizmente tem gente que não pensa nos outros e saem tacando fogo por tudo, aí o clima fica pior ainda.
Eu e o Miguel estamos sofrendo com isso tudo, nunca sofri muito por conta da secura, mas estando resfriada fica demais, garganta irritada, os olhos nem se fala. Já pro Miguel o que ataca é o nariz e a garganta.
Não tenho umidificador e já estou providenciando um aqui porque a coisa tá feia.
Lendo na net achei algumas dicas para nos ajudar.


Porque sofremos tanto com esse clima?
“As vias aéreas dependem de uma cobertura de muco, que exerce a função de filtrar o ar inspirado e também de umidificá-lo para que ele chegue aos pulmões. No tempo seco, esse muco fica mais espesso e acaba não exercendo muito bem essas funções”, explica Fabrízio Romano, otorrinolaringologista pediátrico do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo. Para piorar, a baixa umidade facilita o aumento da concentração de poluentes no ar. “Isso causa irritação na garganta e nariz. A imunidade cai, piora os quadros de rinite e asma. Afinal, a poeira acompanhada de bactérias chega mais facilmente ao corpo da criança”, completa o otorrinolaringologista. 
Como aliviar os efeitos do tempo seco?
Nessas horas, o soro fisiológico é um grande aliado. A mãe pode pingá-lo diretamente no nariz da criança ou fazer inalações com o soro. “Dessa forma, mais fluidas se tornam a secreções produzidas pelo nosso organismo, e sua eliminação, mais fácil”, aconselha Bernardo Kiertsman, pneumologista infantil e chefe do serviço de pneumologia pediátrica da Santa Casa de São Paulo. Outra sugestão é evitar ambientes fechados demais ou com aglomerações, o que facilita o risco de contato com vírus e bactérias.
Como aliviar o nariz ressecado?
Uma boa dica é pingar o soro fisiológico. “Mas lembre-se de que, se estiver muito frio, o líquido gelado pode irritar a mucosa. O ideal, então, é usá-lo na temperatura do corpo”, ensina o otorrinolaringologista Fabrízio Romano. Uma dica é esfregar o frasco entre as mãos. Isso aquece o soro, deixando-o numa temperatura similar à do organismo.
Quando é preciso correr para o hospital?
Se há muita tosse ou se a criança estiver com algum tipo de dificuldade para respirar.

Em casa o que é melhor: umidificador de ar ou bacia de água?
“Tudo que você puder fazer para melhorar a secura do ambiente é válido. O umidificador é prático, mas na falta dele você pode usar toalhas molhadas ou bacias com água”, orienta Fabrízio Romano, otorrinolaringologista pediátrico do Hospital Infantil Sabará.
Uma alternativa é usar a hora do banho para fazer uma nebulização natural e ajudar a umidificar o ambiente do quarto, caso seja uma suíte.
Quais os cuidados necessários com o umidificador de ar?“O importante é aumentar a umidificação do ambiente para entre 45 e 55%, sem excessos. Deixar um umidificador com uma saída exagerada de vapor pode deixar as paredes molhadas e propiciar o crescimento de fungos, o mofo”, ensina Victor Nudelman, pediatra e neonatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Além disso, é essencial manter o aparelho e os seus filtros bem limpos.
É importante passar um pano úmido na casa todos os dias?Sim, o pano úmido é importante para retirar a poeira assentada sobre os móveis e cantos. Quanto ao aspirador de pó, ele merece atenção no manuseio. Nada de usá-lo perto de crianças, para que elas não respirem o pó que vaza. 
 E lembrem-se de beber e oferecer muita água aos pequenos, suco também é válido, mas água é o ideal. 

3 comentários:

Dani disse...

Nossa! tempo seco deve ser horrível. Adorei as dicas, não sabia que aspirador de pó vaza. =/

Beijo

Artes em ponto cruz disse...

Olá querida,estou passando nos blogs que sigo e adoro para ver as novidades e pedir um grande favor...

Estou participando de um concurso Uma rosa feita por mim! E preciso de votos
Meu trabalho é o Nº 12 FABÍOLA DEL FIUME-BRASIL

O LINK É ESSE:
http://edaynepontocruz.blogspot.com/2011/08/votacao-do-concurso-uma-rosa-feita-por.html

Me ajude votando,se puder pedir aos seus amigos e amigas para votarem também,ficarei muito agradecida!!Beijos
Obrigada!

Fabíola
http://artesempontocruz.blogspot.com

Liby86 disse...

Desejo que o tempo por aí melhore e muita saúde para vc e para a sua familia!

Beijos!

Obrigado pelos comentários no meu blog ( www.vdaepensamentos.blogspot.com)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...