segunda-feira, 27 de junho de 2011

Despertar dos cinco sentidos - Tato

Bom dia menina tudo bem??
Como passaram o feriadão? Aqui foi meio punk o Mig ficou doentinho e na sexta só queria colo, no sábado acordou super bem e conhecemos uma amiga virtual, merece um post só disso, passou o resto do fim de semana super bem, mas hoje com o frio que tá fazendo aqui não o levei pra escola e ele tá aqui com toda energia do mundo,hehehe.
Nos próximos dias estarei falando sobre o desenvolvimento dos 5 sentidos, vale a pena ler, está muito legal.

O toque o primeiro sentido a aparecer
- Durante a gravidez: a pele é o vetor essencial de comunicação com o seu bebê. O sentido do toque é o primeiro a aparecer em torno da boca e na palma da mão, desde a 7ª semana de gravidez. A mãe e o pai podem se comunicar muito cedo com o bebê, a pele da barriga estabelece o contato entre o bebê e o mundo.Não hesite em acariciar a barriga ou em fazer ligeiras massagens, seu bebê sente os gestos que estão sendo realizados.
- No nascimento: a necessidade de segurança do bebê é mais forte que tudo. O bebê precisa totalmente da mãe e o contato pele a pele reconforta bastante o bebê. Pode assim prolongar a vida intrauterina e ajudar o bebê a ser introduzido no mundo com suavidade.
Já falei da teoria extero-gestação nesse post
A massagem do bebê pode se iniciar assim que o cordão umbilical estiver cicatrizado, mas deve ser de forma bem leve, o ideal para praticar a Shantala, (farei um post ensinado a técnica) é a partir de 1 mês e pode ser estendida até quando o bebê deixar, eu fiz no Miguel até quase 1 ano, hoje em dia as vezes ele deixa fazer e ama, mas é raro.
Dicas para desenvolver o toque do seu filho
Em qualquer idade o contato pele a pele faz com que o bebê se sinta protegido e em segurança, esse contato traz momentos de grande ternura e vínculo entre pais e bebês.
Do 1ª ao 3ª mês - carinhos para reconfortar
1ª mês - privilegiar os carinhos que respondem a necessidade de segurança e de calma ao seu bebê.
2ª mês - pratique ligeiras pressões para estimular o sistema sensitivo
3ª mês - a palpação(gesto que consiste em apalpar fortemente um músculo ou um grupo de músculos) desenvolve a linguagem do corpo.
Do 4ª ao 6ª mês
As emoções dão lugar à descoberta do mundo físico. É o "tocando-tocado" ou seja, seu bebê é mais dinâmico, ele pode levantar a cabeça quando deitado de barriga para baixo, ele começa a se tocar, mãos, pés...
Para estimular as novas descobertas é bom deixá-lo descobrir novas texturas, os tapetes de atividades e o banho são excelentes.
Aproveite o banho do bebê para brincar, faça desse momento uma grande brincadeira.
Do7ª ao 9ª mês
A partir dessa idade o bebê já consegue segurar bem um objeto, ofereça livros de papelão grosso ou de tecido(tem opções aqui) para que ele mesmo vire as páginas. Nessa fase eles tem interesse por objetos que rolam, brinquedos que eles toquem e saiam rolando proporcionam uma grande diversão e estímulo para se virar e engatinhar.
Do 10ª ao 12ª mês
Nessa idade eles se divertem com blocos de encaixar,eles acariciam os pais..é um momento mágico.






2 comentários:

Rommy disse...

Oi gostei do seu blog, já estou te seguindo!!!
Obrigada pela visita.
Bom fim de semana!!!!
Bjos Rommy

CAPRICHO DAS ARTES disse...

OI ESTOU TE SEGUINDO BJBJBJJB!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...