quarta-feira, 29 de junho de 2011

Despertar dos cinco sentidos - audição

Bom dia meninas, hoje apareci mais tarde por aqui né? É que hoje levei(eu não, o pai) o Miguel na escola e quando o Wellington chegou fomos no mercado e saimos pra comprar uma capa pro nosso sofá que estava horrível e como não vamos trocá-lo no momento a solução foi uma capa para dar uma disfarçada.

O espaço quentinho e protegido na sua barriga não é um mundo isolado. Mesmo antes de nascer, o bebê pode sentir e escutar o que se passa com a mãe. Melhor do que saber que suas conversas com ele são ouvidas é que esses momentos dedicados a seu filho se refletem no desenvolvimento dele e, acredite, até no comportamento que terá no futuro.
Falar, acariciar a barriga, cantar e ouvir música são gestos percebidos pelos bebês ainda no útero. Esses momentos passam ao pequenino a sensação de tranqüilidade e segurança, e ajudam a estabelecer um vínculo ainda mais próximo com a mãe e o mundo que a cerca. Só isso já seria o bastante para dar toda a atenção para a barriga.
Mas tem mais. Estudos internacionais mostram que ouvir música clássica durante a gestação colabora no desenvolvimento do cérebro do baby é o chamado efeito Mozart.
Outra: o bebê estimulado desde a barriga com carinho, música e conversas tem uma capacidade maior de aprender na infância, e seu comportamento social é mais adequado", conta a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.
E nem é preciso esperar ele nascer para notar os benefícios dessa atenção. Ainda na barriga, o bebê responde à mãe de uma forma muito especial , conta Mônica. "Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo", diz ela. Não há prazo certo para começar. Por volta da 16ª semana de vida o ouvido do feto já está formado, e ele pode escutar o que se passa lá fora.
Sabe aquela história de que a música que a mãe ouvia na gravidez é o único calmante para o recém-nascido chorão? É verdade, especialmente  depois dos seis meses de gestação, quando a memória implícita já está formada no pequenino.

Dicas para desenvolver a audição do seu bebê
1ª ao 3ª mês Privilegiar um ambiente calmo.
-música suave
- o som mais interessante para o bebê é a nossa voz, Fale devagar e cante regularmente, faça isso na gestação também.
4ª ao 6ª mês 
- cante e mexa as mãos
- imite os sons dos animais, as crianças se divertem
- ofereça brinquedos que façam barulhos, eles vão se entreter bastante
7ª ao 9ª mês
- deixe que o bebê brinque com as panelas, eles amam os barulhos que conseguem fazer batendo uma colher na tampa da panela.
- continue cantando músicas para o bebê
-  no banho bata as mãos na água para que ele perceba o som emitido
10ª ao 12ª mês
- faça festa a cada balbucio dado por ele
- estimule-o com potes com grãos dentro, chacoalhando-os
- permita que ele ouça vários estilos musicais
Aqui em casa todos gostamos muito de música e o Miguel ouviu muito durante a gestação e hoje ele simplesmente ama música, dança ao som até da máquina de lavar. De vez enquando ele canta e se diverte muito imitando os sons dos animais.

3 comentários:

Compartilhando Sentidos disse...

Muito fofo seu blog! Fiquei por aqui também.


boa sema e eutimia...

Pequenos Modernos disse...

Adorei as dicas pri. É muito importante estimular o desenvolvimento dos pequenos!

Beijinhos

Eliane Santos disse...

Olá, seja bem vinda ao meu blog!
Vim agradecer a visita e o carinho. Obrigada! Também estou te seguindo, só que minha foto de seguidora é uma flor azul. Parabéns pelo blog e pelos belíssimos trabalhos. Paz de Cristo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...