segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cama compartilhada com segurança

Bom dia tudo bem??Como passaram o fim de semana?
Aqui foi ótimo, ontem tivemos um domingo bem família, tem sido raro os domingos do meu marido de folga, principalmente na hora do almoço, e ontem ele folgou o dia todo e só foi trabalhar a noite, saimos pra almoçar, o Miguel voltou dormindo e dormiu quase a tarde toda, aproveitamos para ficar só nós dois, conversando com calma, se curtindo, foi muito bom.
Hoje é o último post sobre a Cc, amanhã vem coisa nova tá?
O que é cama compartilhada? 
Cama compartilhada é dormir próximo ao bebê, não necessariamente na mesma cama. Pode ser um berço acoplado a cama, colchões no chão ou na mesma cama mesmo. O importante é mamãe e bebê estarem no mesmo ambiente. 
Benefícios Fisiológicos 
1. Os bebês mamam mais sem perturbar o sono da mãe e do bebê, dormindo mais (quase 3 vezes mais) do que aqueles bebês amamentados que dormem sozinhos. 
2. Os bebês choram significativamente menos. Teoricamente se supõe que menos choro é mais energia para se desenvolverem. 
3. Maior oportunidade para amamentar se traduz em menos incidência de doenças. 
4. Durante as primeiras semanas de vida do bebê, seu ritmo respiratório não é suficiente maduro e é frequente os casos de apnéias. Se a mãe dorme ao seu lado, ela proporciona ao bebê um padrão de respiração que este pode imitar. 
5. A fase profunda do sono é muito menor diminuindo assim o risco da SMS (Síndrome de Morte Súbita). Além disso, o desenvolvimento neuronal ocorre em seu máximo esplendor na fase menos profunda do sono, com a prática da cama compartilhada está se potencializando seu desenvolvimento mental. 
6. Pesquisas demonstram para um bebê dormir sozinho é muito estressante, por isso que eles choram. Qdo choram, altos níveis de cortisona, hormônios do stress, são liberados. A constante exposição à cortisona na infância, causa danos físicos ao cérebro. 
fonte: http://www.lalecheleague.org 
Orientações para cama compartilhada com segurança:
- Coloque a criança para dormir deitada de costas 
- Coloque a criança ao lado da mãe invés de entre a mãe e o pai 
- Utilize uma cama grande e firme e tome precauções para prevenir a queda do bebê da cama 
- Não durma com a criança em uma cama d’água ou sofá 
- Não coloque uma criança para dormir sozinha em uma cama de adulto 
- Não utilize almofadas e roupas de camas fofas 
- Não compartilhe a cama com seu bebê sob a influência de drogas, álcool, medicação para resfriado e alergia que não necessitam de receita médica para a compra ou se estiver extremamente privado do seu sono 
 

Espero que esses textos que postei sobre CC tenha ajudado alguma maezinha indecisa e incentivado muitos a essa prática deliciosa.
Como pediram vou postar uma foto do quartinho do Miguel quando ele ainda estava na barriga e como ficou depois que começamos a praticar CC
Essa na espera, ainda estava sem cortina,hehe
Agora continua praticamente igual, só não existe mais o berço, e encostamos o colchão dele na parde



2 comentários:

Mila disse...

Olá Amada,

Chegou um local para divulgar seus sorteios e assim conseguir mais visitantes a seu blog.

É o blog Sorteios para as Mamis, especialmente voltado para as tentantes, gestantes e mamães!!

Não fique fora dessa!
http://sorteiosparaasmamis.blogspot.com/

Vida de Gestante e Mãe disse...

Eu não sei se me adaptaria a CC não Pri. Não concordo muito com o método, porque apesar dos benefícios, ele tmb tem seus defeitos, como não criar independência na criança e atrapalhar na relação conjugal. Só vou saber mesmo quando o Vítor tiver aqui né?
Bjao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...