sábado, 3 de março de 2012

Bebê no chão

Algumas mães relutam um pouco em colocar seus bebês no chão para brincar, mas a partir do quarto mês de vida, o bb começa a ganhar novas habilidades motoras, como rolar o corpo para os lados e, mais tarde, conseguir sentar sozinho. Então, pra estimular estas movimentações, nada melhor do que deixá-los brincar no chão sobre um edredom ou tapete lúdico para que possam brincar e explorar o ambiente à vontade. E nada de receio, mamães de plantão. Com os cuidados certos eles só tem a ganhar com essa atividade.Se até agora o seu bebê passou a maior parte do tempo entre berço, carrinho e colo, é hora de expandir esses horizontes. Os estudiosos fizeram um estudo que comprova que as criança que cresce com liberdade para se movimentar, o que inclui brincar no chão, têm um desenvolvimento mais rápido.
É que brincar no chão, além de desenvolver a motricidade e fazer com que ossos e músculos sejam fortalecidos, também estimula a percepção e ainda serve de treino para que os bebês aprendam a engatinhar.
Como estimular seu bebê?
Coloque-o de bruços sobre um edredom macio ou qualquer coisa que os proteja,uma ótima dica são aqueles tapetes de EVA, que hoje em dia se encontra por um preço bem acessível..
Deixe os brinquedinhos em sua  volta estimulando-o a pegar, é importante que deixe próximo para que ele consiga pegar com um certo esforço e sempre comemore quando ele conseguir.
Não o deixe por muito tempo, pois o bebê cansa facilmente e logo irá se irritar.
Cuidados necessários
Não precisa ficar com medo de colocar seu bebê para brincar no chão, é só garantir que o ambiente seja seguro e limpo. Evite lugares perto de escadas, janelas e quinas de móveis.
Cuidado com objetos que quebram com facilidade ou que sejam perigosos de alguma forma ao alcance da criança. Proteja todas as tomadas da casa, guarde os tapetes escorregadios e recolha os fios de aparelhos elétricos que as vezes ficam à mostra.
O ambiente deve ser limpo com pano úmido, mas não precisa exagerar na dose. Eles precisam também de um pouco de vitamina “S” de sujeira  Lembre-se que um lugar “esterilizado” demais dificulta a criação dos tais anticorpos que defendem o organismo.
Se o seu bebê já sabe sentar sozinho, coloque algumas almofadas em volta para quando seu bebê perder o equilíbrio e tombar, não machucar a cabeça ou o rostinho.
Quando a criança cair ou entre em pânico, porque a maioria das vezes não é nada grave e voc~e se mantendo calma passará confiança ao bebê.
Então bora colocar esse bebê no chão, ele vai te agradecer.



Um comentário:

Unknown disse...

Olá amiga,
Muito legal a dica.
Obrigada pela visita.
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...