quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dúvidas comuns sobre amamentação - Parte I

Eu sou super a favor da amamentação e posso dizer que é um momento prazeroso e que deixa muitas saudades, mas infelizmente muitas mães não tem sucesso na amamentação por falta de conhecimento e infelizmente muitos tabus ainda existem sobre esse assunto, espero que essas perguntas ajudem as mães e futuras mães a terem sucesso na linda arte de amamentar.
Fiquem ligadas que amanhã terá a parte 2.
Quais as vantagens para a mãe?
A mãe que amamenta se sente mais segura e menos ansiosa. Não existe nada melhor que olhar um bebê de cinco meses de idade e saber que toda a nutrição que ele precisa vem de você!
Proporciona mais rapidez na diminuição do volume do útero e evita a hemorragia no pós-parto, uma das principais causas de mortalidade materna, no Brasil.
A amamentação estimula a produção de oxitocina, que estimula as contrações que vão diminuir o tamanho do útero e expulsar a placenta. Essas contrações também agem nos vasos sanguíneos da mulher diminuindo o sangramento.
A mulher que amamenta tem menos risco de contrair câncer de mama;
A amamentação exclusiva protege contra anemia (deficiência de ferro). Já que as mulheres amamentando exclusivamente demoram mais tempo para menstruar, seu “estoque” de ferro não é diminuido com sangramento mensal;
A amamentação diminui o risco de osteosporose na vida madura.
Amamentar ajuda a mulher voltar ao peso normal mais rapidamente;
Amamentar é muito prático! Após o período inicial, de adaptação, fica muito mais tranquilo. Observe mulheres que amamentam bebês maiores. Tudo que você precisa é levantar a blusa e dar o peito para o bebê. Não precisa sair pra comprar leites e mamadeira, não precisa ferver o equipamento, esquentar leite, mexer, etc. Se você dormir com o bebê na mesma cama, não precisa levantar pra preparar a comida, basta tirar o peito e colocar perto do nenem. Ele faz o resto.
O leite materno está sempre na temperatura ideal, não precisa se preocupar se está frio ou vai queimar a boquinha do nenem! Além do mais nunca azeda ou estraga na mama.
Posso não ter leite suficiente para meu bebê? 
Toda mulher tem a capacidade de produzir leite materno. Você também pode. O segredo vai ser… amamentar! quanto mais o bebê mama, mais você produz leite!
E se meu leite for fraco? 
Não existe leite fraco! Mesmo as mães com desnutrição grave têm um leite que é o melhor alimento para seus bebês. Pode haver pequena diminuição em alguns componentes, mas ainda assim vai ser o alimento ideal para aquele bebê.
É normal sair um pouco de leite durante a gravidez? 
Sim, isso já é o colostro, se preparando para sair! mas se você não tiver, não se espante, também é normal. O colostro vai aparecer nos primeiros dias de vida do bebê!
Posso amamentar se tiver seios pequenos? 
A produção de leite não tem nada a ver com o tamanho do seio.
Quais as vantagens de começar amamentar tão rápido? 
Pesquisas mostram que na primeira meia hora após o parto o bebê está “prontinho” pra mamar! Se ele recebe mamadeira, mesmo que com com glicose, e não leite artificial, você vai perder esse momento especial e o bebê pode ficar sonolento, quando for ao seu quarto para mamar. Ele também vai aproveitar ao máximo o colostro, que é uma “vacina” pro seu bebê!
Há vantagens para a mãe? 
Claro! a amamentação logo após ao parto, ajuda a mulher a se recuperar mais rápido do parto, fazendo contrações uterinas que vão ajudar a expulsar a placenta mais rapidamente.
Medicamentos no parto atrapalham a amamentação? 
Considere cuidadosamente o uso de medicamentos no parto, como anestesia peridural - eles podem mudar o comportamento do bebê ao seio, nas duas primeiras semanas, período que as substâncias ficam no corpo do bebê. Ele pode ficar mais sonolento e ter mais dificuldade para sugar. Se você decidir usar medicamentos, pode tentar que seja o mínimo e aplicado o mais tarde possível no trabalho de parto, para afetar menos o bebê.
Quantos dias pode levar para o leite “chegar”? 
No final da gravidez seus seios vão iniciar a produção de colostro. O leite “maduro” não tem uma data certa para chegar. A produção de leite aumenta gradativamente nas primeiras 36 horas após o parto, e aí entre o segundo e quinto dia após o nascimento do bebê aumenta drasticamente, se o bebê estiver estimulando, mamando frequentemente. Nessas duas semanas seguintes vai transformando-se gradativamente de colostro em leite maduro.
Amamentar dói? 
Não deve doer. Às vezes, no início, você vai sentir umas cólicas, é o útero contraindo - o que é ótimo pra você! Se o mamilo estiver doendo, observe a posição do bebê junto a você e a sua “pega” ao seio . Também olhe a boquinha do nenem. Às vezes o bebê pega “sapinho” na maternidade e contamina o seio materno, o que é muito doloroso. Nesse caso, pergunte a/o pediatra a melhor forma de tratar.
Devo comer ou beber algo em especial para ter leite? 
Não. Apenas beba mais água. Evite alguns alimentos como feijão, chocolate, ovos, leite, apenas se o bebê demonstrar ter cólicas
Vou precisar comer mais para amamentar? 
Você precisa, como todo mundo de alimentos saudáveis como frutas e verduras em abundância. E muita água e sucos! Nada mais! Não acredite que doces podem aumentar a produção de leite. Isso só vai aumentar as calorias ingeridas e uns quilinhos a mais!
Como emagrecer amamentando? 
A amamentação ajuda a mulher a emagrecer, já que ela vai usar umas calorias a mais para produção do leite! Além disso, o ideal é fazer mais exercícios físicos - quando aguentar! E ter uma alimentação balanceada. Não é momento de dietas rigorosas e remédios para emagracer, nem pensar!



Um comentário:

Carol Damasceno disse...

Pri muito legal... Amo amamentar... É um momento que ultrapassa as barreiras da alimentação... É um momento de amor...

Beijocas
Carol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...