segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Viagem X desfralde, o que fazer?


O que fazer agora?Desfralde em andamento, com poucos sucessos no quesito xixi e sucesso quase completo com o coco. Nos dias que estarei em Bauru ele ficará sem fralda, na casa de mãe não tenho vergonha de limpar xixi e coco feitos em lugares errado certo?
Mas na praia não sei como agir, fralda ele não ceita mais, fica depois de muito choro e luta para colocar, alguma dica?
Estou pensando em deixá-lo sem fralda na praia, levarei algumas por precaução certo? No apartamento deixarei com, mas continuarei a perguntar se deseja ir no banheiro e lavarei normalmente como se estivesse de cueca, será que rola??
Procurando na net sobre o retorno as fraldas em meio ao desfralde achei isso:
Não se encaixa muito no meu caso, mas achei legal compartilhar.
Existem dois sinais essenciais de que talvez esteja na hora de dar um tempo no desfraldamento: 
- Você perde a paciência toda vez que o xixi ou o cocô escapam, por mais que tente manter a calma, e isso está acabando com a paz da família. 
- Seu filho parece não ligar de estar sujo ou molhado. Faz o xixi ou o cocô na calça e fica com cara de paisagem -- às vezes parece até que é de propósito, só para irritar você. 
Quando a situação está assim, quanto mais você insistir, mais ela tende a piorar. Não tem problema voltar atrás. Seu filho não vai se sentir um fracasso por isso (e nem você deve se sentir!). Simplesmente não estava na hora. 
Pode ser que dali a algumas semanas ele se interesse de novo e vocês poderão fazer nova tentativa, com mais chance de sucesso. 
Outro motivo para justificar um tempo no desfraldamento é a criança estar sofrendo muito de prisão de ventre. Você pode voltar às fraldas em tempo integral, ou ensinar seu filho a pedir a fralda só na hora de fazer cocô. Ou manter a fralda da noite, porque aí a criança tem a chance de "aproveitar" e fazer cocô antes de dormir ou depois de acordar. 
Caso seu filho esteja ficando seco durante o dia, mas à noite o xixi sempre escape, você pode usar a tática de voltar às fraldas só durante a noite, sempre tomando cuidado em não fazer pouco do seu filho por ainda precisar da fralda para dormir. Vale a pena mencionar o caso para o pediatra na consulta de rotina. Exames de fezes e de urina podem garantir que não haja uma infecção urinária (comum em meninas nessa fase) ou alguma parasitose que estejam dificultando o processo. Caso haja prisão de ventre, é bom conversar com o médico para que ele dê orientações para uma dieta mais laxante. 
Para voltar às fraldas, não é preciso fazer discurso de decepção nem dar grandes explicações. Diga a seu filho que a partir daquele dia ele vai voltar a usar fralda, e não toque mais no assunto. Avise na escola que esta foi a decisão da família e peça que os professores e funcionários a respeitem, colocando a fralda na criança, sem fazer comentários e sem chamar a atenção dos coleguinhas, para que não haja brincadeiras depreciativas. 
Mantenha essa atitude por um bom tempo. A família vai ficar mais tranquila e a criança, mais segura. Você vai ver que, conforme o tempo passa e a criança começa a observar os amigos que já largaram a fralda, ela vai voltar a demonstrar interesse na coisa. Segure a ansiedade e espere até a iniciativa partir dela. Com a colaboração dela, tudo será bem mais fácil quando vocês resolverem tentar de novo. 
Ele está falando que quer pôr a cuequinha? Ela exigiu vestir a calcinha? Vá na onda e aproveite o entusiasmo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...