sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fraldas de pano, você usaria??

Eu me preocupo muito com toda a questão ambiental, faço pequenas coisas diárias para que minha família possa impactar de forma positiva nosso ambiente, sei que para muito parece pouca coisa, mas acredito que se cada um fizesse um pouco o planeta estaria bem melhor do que o que vemos nos dias atuais certo?
Na gravidez li e me intriguei a respeito do uso de fraldas de pano, no 1ª momento achei coisa do passado, não conseguia entender como alguém que tem a praticidade das fraldas descartáveis estavam voltando no tempo.
Depois de muito ler e pesquisar achei isso:
-uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
-fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;
- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também no caso do lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) ser queimado.

Me choquei e pensei seriamente em usar as fraldas de pano, pensei em usar depois dos 6 meses que acabaria o período exclusivo de LM, mas o tempo passou e eu não usei, a correria do dia a dia e a praticidade das fraldas descartáveis formam a dupla perfeita, agora com o desfralde e a trabalheira de lavar cuecas e afins fiquei pensando e admirando as mães que optam por esse tipo de fralda, elas cuidam da casa, do filho e ainda acham tempo para lavar as fraldas, tiro o chapéu para essas mães, mesmo aquelas que tem ajuda de uma empregada doméstica, faxineira, não é fácil ficar trocando e lavando tantas vezes ao dia as fraldas.
Eu não testei e provavelmente no 2ª filho também não testarei, mas fica a pergunta, você usaria??
Para quem quiser se aventurar nessa fralda conheça a fralda bonita, realmente são uma gracinha.

4 comentários:

Unknown disse...

Sim!!! Eu usei fralda de pano nas minhas meninas!!! Eu só demorei mais nas descartáveis com a Maria Vitória, pois, como ela nasceu prematura e precisava reter todo o calor necessário para sua sobrevivência, eu precisava das descartáveis pra o bumbum não gelar!!! hehehe Mas com as outras eu só esperei o tempo do cocozinho ficar normal, pois nos primeiros dias de nascimento o coco é esquisitinho, né? Meio preto, verde sei lá! Mas com menos de uma semana já estava nas de pano! E pense numa coisa boa! Eu aprendi, inclusive, a usar a fraldinha à moda antiga, com o alfinete, vc sabe usar? Todo mundo se surpreendia, pois eu tinha só 18 e cuidava delas como se tivesse idade!!! kkkkkkkkkkkkkk
Super recomendo! O Davi (meu sobrinho) já está usando fraldinha de pano! Fez 6 meses ontem, e a mãe usa descartável só na hora de dormir! Durante as horas de brincar, ele está de cueca e fralda de pano! \o

Sandra disse...

Olá querida,
Faço parte do blogueiras unidas e hj vim lhe fazer uma visita.seu cantinho é muito fofo! tenha certeza voltarei aqui mais vezes.Bom fim de semana,grande beijo.Sandra

Gente de Massinha disse...

Oi Pri, super antenado esse post :)
Outro dia mesmo postei um link para um pap sobre como trocar fraldas de pano, meu marido riu, mas o assunto é sério, e tem um monte de gente que não sabe trocar rsrsr Beijo, Pat

Denise Castro disse...

Super show esse post. Ai, tenho a impressão que as fraldas descartáveis incomodam muito...vez ou outra pretendo utilizar a fraldinha de pano...achei lindas a do link que recomendou...Estou com 5 meses de gestação e fico boba com coisas assim...tão minitim! Ser mãe é um universo, meu Deus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...