quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Chupeta, sim ou não??

Tá aí um assunto polêmico muitos são a favor e outros bem contra.
Na minha opinião há pontos a favor sim mas os contras na minha opinião são maiores.
Quando o Mi nasceu nem cheguei a comprar chupeta porque simplesmente não passava na minha cabeça oferecer, por volta dos 3 meses as mãozinhas na boca era algo tão rotineiro que questionei a pedi dele se não era melhor dar a chupeta do que deixá-lo chupar dedo(acho bem pior dedo que chupeta) e a resposta dela foi simples, as mãozinhas na boca é da fase, os bebês colocam tudo na boca é uma maneira deles conhecerem o mundo, é a chamada fase oral, independente de usar ou não a chupeta, a chupeta acalma o bebê sim porque eles tem a necessidade de sucção, mas o peito faz esse papel também, sei que não é nada fácil ficar com o bebê chupeitando, mas aqui foi bem tranquilo, porém cada bebê tem suas necessidades e cada mãe decide o que é melhor para o seu filho. Eu preferi me encher de paciência e não dar a chupeta, esse acessório sempre passou longe de casa e nunca foi oferecida ao Mi, uma das minhas preocupações era na hora de tirar, não acho bonito aquelas crianças grandinhas com as benditas chupetas na boca.
A grande maioria das mães falam e até começam a dar chupeta só na hora da criança adormecer, para acalmá-las, mas no final a criança passa boa parte do tempo com a bendita na boca.
Um dos maiores medos das mães é o problema dentário, hoje existem várias tipos de chupetas ortodônticas que minimizam esse mal, mas a respiração da criança fica prejudicada, ela aprende a respirar muito mais pela boca do que pelo narizO uso excessivo da chupeta pode fazer com que a criança acabe perdendo um pouco da força da boca, assim provavelmente a criança vai ter dificuldade para mastigar. A fala também vai ser prejudicada, a criança não vai ter o mesmo desenvolvimento, podendo falar muito errado, principalmente no inicio da aprendizagem.
Sem contar que a criança que aceita chupeta provavelmente irá desmamar precocemente, claro que varia de criança para criança.
No final das contas cabe aos pais decidirem o que é melhor para seu filho, o que pra mim não é bom pode ser excelente para outras famílias, cada um sabe onde o calo aperta né?
E com você como foi???Usou, pretende usar?


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...