quinta-feira, 11 de agosto de 2011

10 dicas para ser uma pai bacana


Bom dia flores do meu dia,hehehe...tudo bem com vocês?
O que estão preparando para o dia dos pais? Aqui amanhã tem apresentação na escola do Mi e domingão terá café da manhã na cama e almoço fora, de presente ainda não sei o que vou comprar, ele quer um cd mas não acho nem na net, vamos ver o que vou fazer.
Achei esse texto muito legal e trouxe na íntegra para vocês com alguns comentários meus,hehehe, espero que gostem.
E falando em papais passem no blog É tudo ao quadrado, é um api com muito bom humor que escreve lá, garanto boas risadas para vocês.
 
"É muito comum o papai se sentir excluído da relação com o filho quando ele ainda é recém-nascido. Nos primeiros meses de vida, a mãe é a pessoa mais exigida pela criança, que praticamente mama e dorme o dia inteiro. Entretanto, isso não significa que o homem deva se isentar dessa rotina. Muito pelo contrário: além de ajudar com os cuidados ao pequeno, evitando sobrecarregar a mulher, o homem tem um papel muito importante para o desenvolvimento do bebê.
À medida que o filho cresce, mãe e pai têm maneiras distintas de cuidar da criança, e é fundamental que ela entenda essas diferenças desde cedo. O pai tem o papel de fazer o contorno emocional da família, ajudando a estabelecer regras à educação do filho e, inclusive, contrabalanceando a dificuldade que muitas mães têm em dizer não. “A presença masculina na vida do bebê facilita a transição do relacionamento restrito à mãe para a vida social e o convívio com outras pessoas”, explica a psicóloga infantil Daniella de Freixo Faria, de São Paulo.
Segundo a especialista, o homem também geralmente faz com que a criança desenvolva alguns aspectos necessários para toda a vida, como o senso de limite interno, a independência e a superação dos desafios. “Mesmo que não possa contar com a presença da figura do pai, a criança pode buscar essa referência em outras pessoas próximas, como o tio, o padrinho ou o avô”, diz Daniella.
Com o dia dos pais se aproximando, o especial Vida de Bebê lista dez dicas de como ser um pai bacana para seu filho desde cedo. Confira.
1. Pesquisar sobre a maternidade pode ajudar a tirar as possíveis dúvidas nas consultas com o obstetra.( uma dica boa é as próprias mamães mandarem textos interessantes para eles, as vezes eles não sabem nem o que procurar, e você mandando é uma grande ajuda)
2. O papel do pai começa mesmo antes de o filho nascer: participar das consultas de pré-natal e conhecer o médico que fará o parto e o pediatra que vai cuidar do bebê.(o Wellington foi em todas as consultas, mas sei que isso as vezes é difícil para conciliar com o trabalho, se não der para ir conte como foi tudinho)
3. A decoração do quarto do bebê não precisa ser responsabilidade exclusiva da mulher, já que será um ambiente onde a família passará bastante tempo junta.(apesar de não ser exclusiva nossa, somos nós que mais nos empolgamos né, mas tentem dar atenção as idéias deles, ou dar opções para eles escolherem, o meu marido pintou o quarto do Miguel inteirinho, tiramos muitas fotinhos, tenho certeza que será uma linda recordação para ambos)
4. O contato com o bebê ainda recém-nascido é importante para o desenvolvimento da relação entre pai e filho. Tirar a licença-paternidade é uma oportunidade de aproveitar os primeiros dias da criança em casa.(muitas vezes não é possível certo?nós fomos privilegiados, meu marido tirou a licença paternidade, pegou férias e um mês de licença premium, portanto foram 65 dias juntinhos quando o Miguel nasceu)
5. O pai pode ficar encarregado de dar os primeiros banhos no bebê, pois esse é um momento em que a criança desenvolve uma relação de reconhecimento da figura paterna.( Aqui o pai não teve coragem não, acho que foi dar banho depois de uns 2 meses só, nem lembro)
6. Nas primeiras noites do bebê em casa, levantar para ver o motivo do choro é uma forma de aumentar o contato físico do pai com a criança, o que é importante para fortalecer o relacionamento entre os dois já nos primeiros dias de vida da criança.( no começo ele levantava mas como era sempre para mamar ele parou,heheh)
7.  Quando a criança for crescendo, assistir aos programas infantis junto do pequeno aproxima pai e filho e pode virar tema para o diálogo entre ambos.( aqui isso é natural)
8. Participar das refeições da família e comendo os mesmos alimentos que seu filho é importante para ensinar ao pequeno que há regras para comer.( com os horários loucos de serviço do meu marido as refeições quase nunca ele está presente, mas sempre que ele senta pra comer o Mig vai pedir umas garfadas da comida dele,hehe)
9. Brincar é uma forma de estimular o desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, solte a imaginação, invente brincadeiras e aproveite para ensinar pequenas lições.
10. Aproveite os horários em que o sol não está muito forte (até às 10h e depois das 16h) para brincar com seu filho ao ar livre. Levá-lo ao parque ou mesmo ao playground do prédio é uma forma de fazer o pequeno interagir com outras crianças.
Coletânea Editorial
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...