Boa tarde meninas, passando rapidinho por aqui hoje...sai logo cedo de casa e só cheguei agora pouco. Essa semana está bem corrida mas já estou preparando várias postagens para quando estiver de férias eu vir aqui e postar,hehehe
Hoje vou falar da shantala, como era gostoso esse nosso momento, a gente dava muitas risadas junto, ele amava e ficava quietinho, só não curtia muito quando chegava a hora de fazer no rosto,hehehe...hoje em dia quase nunca faço, ele não fica mais quieto, mas ama uma massagem no pé, as vezes estica os pezinhos no meu colo e eu começo a massagear e ele sorri...incentivo a todas mães fazerem, amanhã estarei postando um pap com foto ok?
O que é Shantala? Shantala é uma massagem indiana milenar, tão antiga que não se sabe precisar a sua origem. É muito comum na Índia encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês, como num hábito cotidiano de cuidado e carinho. E foi assim, ao acaso que a massagem foi descoberta pelo médico ginecologista e obstetra francês, Dr. Frédérick Leboyer.
A magia do toque
Muito mais do que uma técnica de massagem infantil, Shantala é uma forma de se transmitir amor através do toque sutil das mãos. O toque é o primeiro tipo de comunicação do bebê e através dele, o bebê se sentirá amado e protegido.O bebê é um espelho e devolverá a sua imagem, seja de liberdade ou de tensões.
O toque traz a lembrança intra-útero, o tato esse órgão do sentido começa a se desenvolver na 6ª semana gestacional e é muito vivenciado pelo bebê, pois é tocado pelas estruturas do útero da mãe e nas carícias que a mãe faz e recebe na barriga. Ao ser tocado após o nascimento, o bebê se lembra daquela sensação de segurança e sente-se protegido.
O órgão do tato significa ter contato. E esse contato através da Shantala é importante para formação da imagem corporal do bebê, pois através dos movimentos da massagem ele descobrirá o seu tamanho, força, flexibilidade, e o seu próprio corpo (pernas, mãos, pés) e o espaço que o seu corpo ocupa.
Através do toque proporcionado na massagem o bebê passará a conhecer melhor o seu corpo e explorará mais o ambiente. Os pais também aprenderam a conhecer e reconhecer as expressões corporais do bebê promovendo um canal a mais de comunicação.
Shantala vem a ser extremamente importante, por ser um momento único entre quem massageia e o bebê que recebe. Nesse momento a mãe ou pai se coloca inteiramente em atenção para o bebê, tocando-o, conversando com a sua pele. O toque vai aonde as palavras não alcançam.
Shantala vem a ser extremamente importante, por ser um momento único entre quem massageia e o bebê que recebe. Nesse momento a mãe ou pai se coloca inteiramente em atenção para o bebê, tocando-o, conversando com a sua pele. O toque vai aonde as palavras não alcançam.
Benefícios
Shantala possui inúmeros benefícios no desenvolvimento global do bebê, tais como:- Melhora o relacionamento mãe-pai-bebê e fortalece o vínculo afetivo;
- Ativa a circulação sanguínea e linfática;
- Promove o relaxamento, diminuindo stress;
- Tranqüiliza e melhora qualidade do sono;
- Aliviará ou previnirá gases, cólicas ou prisão de ventre;
- Amplia capacidade respiratória;
- Aumenta resistência imunológica;
- Auxilia no crescimento físico;
- Favorece o ganho de peso;
- O bebê desenvolve atenção para o próprio corpo;
- Auxilia no desenvolvimento motor;
- Minimiza o stress na fase de dentição;
- Os pais aprendem a conhecer melhor o bebê.
Shantala também contribui no tratamento de crianças especias, tais como:
- Auxilia o pleno desenvolvimento de crianças prematuras;
- Auxilia no tratamento de crianças portadoras de necessidades especiais como Síndrome de Down e Paralisia Cerebral;
- Contribui no tratamento de crianças autistas e hiperativas.
2 comentários:
Oiii Pri... Amei a dica...
Vou fazer na Malu.
Há obrigada pelas dicas no post...
Estou bem melhor agora...rsrsrs
bjs
olá!!!
Adorei o post! Nao conhecia essas tecnicas! é demais!
valeu a "aula", e a dica!!!!
beijos
Má
Postar um comentário