sexta-feira, 8 de julho de 2011

Efeito vulcão

Bom dia menina tudo bem??
Ontem não dei as caras aqui né?Mas sabe aqueles dias irritantes??Foi ontem aqui...uma noite mal dormida com o Miguel acordando chorando quase que de hora em hora e eu não conseguindo identificar o motivo do choro, até que se aninhou ao meu colo e dormiu o resto das horinhas que tínhamos, acordei com o corpo dolorido e sem paciência, saimos cedo para comprarmos umas coisas e depois ir  no médico e quando estávamos no consultório ele liga avisando que não ia poder ir porque teve uma urgência, pediu mil desculpas, voltei pra casa com o Miguel cansado e irritado e eu junto,hehehe.
Já ia escrever sobre esse efeito vulcão quando os pequenos perdem as sonecas, mas depois de ontem resolvi escrever hoje mesmo,hehehe.
Por que pular uma soneca resulta em birra e extrema irritação?
A partir do momento a criança acorda pela manhã ela já começa a consumir os benefícios da noite de sono passada. Ela acorda totalmente restaurada, cheio de energia, mas conforme as horas passam, pouco a pouco, os benefícios do sono da noite passada são esgotados, e um impulso para voltar a dormir começa a existir.
Quando pegamos a criança nesse estágio e colocamos para dormir a soneca, fortalecemos os benefícios relacionados ao seu reservatório de sono, permitindo que ela ‘recomece’ após cada período de sono.
Como mostrado nos números abaixo, conforme a maturidade da criança a quantidade de tempo que consegue ficar ‘acordada e feliz’ aumenta.
Um bebê recém nascido só consegue ficar acordado de 1 a 2 horas antes que o cansaço se instale, enquanto que uma criança de 2 anos consegue durar até 7 horas acordada antes de precisar de uma soneca.
Quando crianças são ‘forçadas’ a ficarem acordadas além de suas necessidades biológicas sem uma soneca, elas ficam com fatigua, chorosas e infelizes.

Idade e tempo que aguentam acordados e felizes entre sonecas: 
Recém nascido- 1 - 2 horas
6 meses- 2 - 3 horas 

12 meses - 3 - 4 horas
18 meses- 4 - 6 horas
2 anos - 5 - 7 horas
3 anos- 6 - 8 horas
4 anos- 6 - 12 horas 


Bebês aguentam um breve espaço de tempo acordados e a pressão do sono já chega. Rapidamente alcançam o pico do vulcão, entre 1-3 horas. Por isso é que recém nascidos dormem várias sonecas ao dia e bebês novos requerem 2-4 sonecas diárias.
Confome o tempo os ciclos de sono do bebê ganham uma maturidade e eles são capazes de ficarem acordados mais tempo entre sonecas. Mas não é até 4 ou 5 anos de idade (as vezes mais) que a criança consegue passar o dia todo sem sonecas e feliz.  
 Pesquisas de sono sugerem que até adultos se beneficiariam de uma soneca no meio do dia ou pelo menos uma pausa para descansar seria extremamente benéfica para reduzir a pressão em todos seres humanos.  

O efeito vulcânico   
Conforme o dia passa e a pressão do sono se instala, a criança fica mais irritada, chorosa e menos flexível, chora com mais frequência, faz birra, tem menos paciência. Ela perde a concentração e habilidade de aprender e absorver novas informações.
O termo científico para esse processo é "pressão de sono homeostática " ou "tração do sono homeostática" . . . Eu chamo isso de ’O efeito vulcânico’ .   
Todas nós já vimos esses efeitos no bebê ou na criança, é tão claro como assistir um vulcão entrar em erupção. Quase todo mundo já observou uma criança chorosa e irritada e pensamos ou falamos: "É sono, precisa de uma soneca!"   

Conforme o dia passa, suas necessidades biológicas exigem uma pausa na forma de soneca para reparar, refrescar e se ‘reagrupar’. Se o bebê não tira essa soneca o problema se intensifica: os estrondos e tremores se tornam uma explosão mesmo!
Sem o descanso da soneca a pressão homeostática continua se acumulando até o final do dia, crescendo e se intensificando- como um vulcão- até que a criança estará completamente exausta, elétrica e incapaz de parar a explosão.
O resultado é uma batalha intensa na hora de dormir com uma criança exausta, ranzinza, ou um bebê que não consegue adormecer- não importando o quão cansado esteja.
Pior ainda, uma criança que perde sonecas dia após dia acumula deprivação de sono que a põe no estágio do vulcão em erupção mais e mais rapidamente e facilmente.
E se ela está perdendo sonecas E também não tem uma boa qualidade ou quantidade de sono noturno.... cuidado!   
O Efeito Vulcânico não é algo que só acontece em crianças não! Esse processo biológico afeta adultos também. Entender isso pode ajudar a interpretar o que realmente está acontecendo em sua casa e no final de um longo dia, quando as crianças estão irritadas e fazendo birras e os pais estão ranzinzas e irritados também- o resultado é uma fileira inteira de vulcões explodindo!!
A pressão de sono pode ser intensificada por problemas do ambiente como: noite de sono passada ruim, déficit de sono prévio e estresses diários. Mais ainda, o estado de espírito de cada pessoa afeta os outros, causando um mal humor contagioso! Então você se verá com pouca paciência com seu filho e lhe dirá "Desculpe meu amor, mamãe está cansada agora." (Essa é uma explicação frequente que nós geralmente não paramos para analisar!)
O conceito do vulcão ainda traz outra observação importante: Sonecas de qualidade podem compensar por sono noturno perdido- mas tempo extra de sono noturno NÃO compensa sonecas perdidas (devido ao conceito de pressão de sono homeostático).
Portanto, não importa se a criança dormiu bem a noite ou não – suas sonecas diárias são importantíssimas para liberar a pressão de sono em ascensão.
Trecho do livro The No-Cry Nap Solution: Guaranteed Gentle Ways to Solve All Your Naptime Problems por Elizabeth Pantley (McGraw-Hill, January 2009). 

Aqui o Miguel sempre demonstrou de forma clara quando estava batendo o soninho, nessa hora eu me retirava do tumulto e ia para um lugar tranquilo tentar fazer com que ele dormisse, sempre dava certo, mas se por algum motivo a soneca não acontecia eu sofria demais depois, era um chororo danado e super irritado, até pra mamar era difícil, então sempre respeitava os horários dele, nada marcado ou forçado, esperava os 1ª sinais, que dele era, começava a coçar os olhos e mexer muito na orelha, essa era a hora que eu já começava a fazê-lo dormir.


4 comentários:

Tais Martins disse...

Menina o meu bebe vai fazer aninhos mes que vem!!pensa em como esta birrentinho ultimamente tem hora que me da vontade de gritar rsrs.Bjinhos.
http://decorehouse.blogspot.com/

Silvia Marina disse...

Olá Pri!!!

Passando pra te desejar um ótimo fim de semana!!
Bjkass
Silvia

Unknown disse...

Olá! Passando para retribuir a visitinha e te seguir. Nossa amei o seu blog, pois estou passando pela fase de perder horas de sono a noite, pois meu bebê só tem 8 dias, ainda não criou uma rotina para dormir. Mas é muito gostoso viver isso de novo. bjus

Fabíola Deiró - Artesanatos disse...

Olá!

Vim agradecer e retribuir a visita.
Estou seguindo todos os blogs do grupo Blogueiras Unidas independente do que faz e achei o seu blog muito interessante,estou seguindo para acompanhar as novidades,tenho duas filhas apesar de não serem bebês,li algumas postagens suas que vão me ajudar,volto depois com tempo para ler todas,seus trabalhos são lindos!Parabéns pelo blog!
Aproveito a ocasião para te perguntar sobre uma criança de cinco anos que ainda faz xixi na cama,não sei se você é especialista no assunto mas se você puder me ajudar fico grata,pode ser o tema para algum post futuro,como seu blog aborda temas relacionados a crianças gostaria de saber algumas opiniões,minha menina tem cinco anos e mesmo levando ao banheiro no meio da noite ela ainda faz xixi na cama,levei ao pediatra mas ele não me deu uma resposta definida...

Beijos

Fabíola
http://artesempontocruz.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...