sexta-feira, 1 de julho de 2011

Despertando os cinco sentidos - a visão

Bom dia tudo bem??Aqui o dia começou agitado, Miguelzinho dançando aqui e tocando guitarra, ama um som e o pai tá ouvindo um rockzinho e ele vai junto...apesar da agitação do dia eu gosto de ter todo mundo em casa.
Hoje estamos chegando ao fim dessa sequência de posts sobre os sentidos, vocês gostaram??
Depois de passar nove meses no útero de sua mãe, o bebê chega ao mundo e descobre que existe muito mais do que aquela escuridão.
De início, eles conseguem ver com nitidez apenas os objetos que se encontram entre 25 e 35 cm de seu rosto. Curiosamente, essa é a distância entre o rosto dele e o de sua mãe, no momento da amamentação. A natureza é sábia, não é?
Os bebês enxergam apenas o que estiver a essa pequena distância graças à sua pouca capacidade de focar os objetos.
Afinal, os músculos dos olhos da criança ainda não têm coordenação suficiente, o que resulta na dificuldade em ajustar o foco logo no início de sua vida.
Cores contrastantes atraem o olhar
Os pequenos também não diferenciam muito bem as cores, especialmente até o terceiro mês de vida. Mas o que eles conseguem ver com clareza é o contraste entre o claro e o escuro. Observe como ele é atraído por objetos que tenham cores contrastantes!
A cada dia o bebê irá aperfeiçoando este seu sentido - tanto que aos seis meses sua visão já estará bem semelhante a de um adulto.
Finalmente, com aproximadamente cinco anos de idade, ocorre o último estágio de desenvolvimento e ele já enxerga como uma pessoa adulta.

Recém-nascidos: Enxergam a uma distância aproximada de 25 a 30 centímetros - a distância do rosto da mãe quando está amamentando. Adoram rostos e objetos de alto contraste.
Três meses: Conseguem seguir um objeto em movimento. Móbiles e brinquedos altamente gráficos podem estimular o desenvolvimento visual.
Seis meses: A retina está bem desenvolvida. Conseguem ver pequenos detalhes; a percepção de distância e profundidade continua melhorando. Podem desenvolver um interesse real por livros.
Um ano: O bebê está a caminho do desenvolvimento pleno. A coordenação olho-mão é aperfeiçoada através de jogos que envolvem apontar, agarrar, arremessar, colocar e pegar.
Dicas para desenvolver a visão do bebê
- sorria e faça mímicas, aos poucos eles tentam imitar
-deixe que ele se veja no espelho, mesmo que não se reconheçam eles adoram essa brincadeira, o Miguel até hoje se diverte.
- brinquedos com cores contrastantes atraem interesse
- brincar de esconder, eles amam
- mostrar fotos e figuras despertam o interesse dos pequenos





5 comentários:

FLAVIA CRISTINA C. disse...

QUE FOFURA, TENHO SAUDADE DAS MINHAS PRINCESAS PEQUENININHAS ASSIM. BEIJOCAS E ÓTIMO FIM DE SEMANA...

Pequenos Modernos disse...

Eu adorei essa série.. e não sabia que aos 6 meses a visão dos pequenos já está tão desenvolvida!

Beijos e um ótimo final de semana pra você e para toda a família!

Tais Martins disse...

Ótimas dicas linda,bom fim de semana para vc!bjinhos.
http://decorehouse.blogspot.com/

Fuchic - artesanato com tecidos disse...

Passando para desejar um final de semana cheio de tudo que é bom!
*beijocas*

Cristina D'Ambrozio disse...

VIM LHE RETRIBUIR SUA VISITA(BLOGUEIRAS UNIDAS) E JÁ ESTOU TE SEGUINDO.DEU ÁGUA NA BOCA SEUS CUPCAKES,BJSSSSSSSSS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...