sexta-feira, 10 de junho de 2011

Miguel e os livros

Boa tarde, hoje demorei pra vir postar, mas como estava frio de manhã não mandei o Mi pra escolinha e passamos a manhã brincando.
Desde que ele era bebê sempre li pra ele, amo livros e me dedico a esse prazer quase que diariamente, e ele está indo pro mesmo caminho, todos os dias quer que eu leia pra ele, cada hora vem com um livrinho e eu paro o que estou fazendo e leio, é um momento muito gostoso, brincamos, rimos, "conversamos", eu invento histórias e depois ele reproduz do jeito dele.
Hoje em dia poucos pais tem o interesse de incentivar esse hábito nos filhos, preferem deixá-los na frente da tv e pronto, futuramente essas crianças serão adultos que também não irão gostar de ler.
As crianças são seres muito curiosos e o manuseio de livros, sejam de plásticos, pano, papel ou musicais são importantes para que os pequenos manipulem, brinquem e explorem o objeto que pode ampliar o vocabulário e imaginação.
Para crianças pequenas o ideal são livros de tecido, plástico ou papel grosso, para evitar que eles rasguem. Livros com imagens grandes estimulam a curiosidade dos pequeninos, na alfabetização eles se interessam por livros que possuem imagens e texto, evite aqueles com muita escrita para não desanimar a criança.
Pesquisas mostram que até os dois anos de idade o cérebro se desenvolve em ritmo acelerado, concluindo-se assim que tudo que for feito nesse período será crucial para o desenvolvimento cognitivo.
Através da leitura as crianças trabalham a criatividade e imaginação, reflexão e argumentação.O resultado disso são indivíduos questionadores, autoconfiantes e observadores do mundo que os cerca.
A leitura deve estar associada ao prazer. Os pais não devem pressionar, mas criar um atmosfera agradável e propícia para que isso aconteça. Ler para seus filhos além de torná-los indivíduos conhecedores do meio em que vivem e desenvolverem atitudes que os influenciarão durante a vida adulta, tais como falar e escrever bem, é um momento em se cria um vínculo grande de amore entre pais e filhos.
Tenho algumas opções de livros para os pequenos, alguns já citei aqui, e hoje vou mostrar outro.





Esse livro além de um livro é um brinquedo, as peças são destacáveis e a criança se diverte.











4 comentários:

Pequenos Modernos disse...

Oi Pri, adorei seu post e o livro também! O livro de feltro uma ótima maneira de apresentar o pequeno ao universo dos livros.
Beijos e obrigada pela visitinha lá no blog, volte sempre!

Aline Mamãe da Malu disse...

é Pri estou numa ansiedade só...rsrs
valeu pela experiência...fico mais tranquila...
bjs e tá tudo lindo os seus artesanatos...

Anônimo disse...

Esse é lindo demais!
Davi adora meios de transporte!

Adorei!

Anônimo disse...

amei!!!! segue meu bog tmb!!

http://likadubois.blogspot.com.br/


beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...