quinta-feira, 30 de junho de 2011

despertando os cinco sentidos - olfato

Bom dia tudo bem??Aqui hoje o dia amanheceu lindo, um friozinho gostoso e um lindo sol lá fora, daqui a pouco vou sair pra dar uma volta com o Miguel, sim ele faltou na escola de novo,hehehe.
O olfato é um dos sentidos mais apurados do recém-nascido. Tanto que com apenas uma semana de vida ele já reconhece a mãe pelo cheiro. E está comprovado: esse aromas familiares tranqüilizam o bebê. O bebê reconhece melhor a mãe pelo cheiro e pela audição (voz) do que pela visão.
No nascimento o olfato ajuda o bebê em direção ao peito e facilita as primeiras mamadas. O bebê alarga rapidamente o leque de odores familiares, como o pescoço e rosto da mãe, e todos esses cheiros o acalmam quando estão em contato com a mãe.
Algumas pessoas dizem que uma camiseta com o cheiro da mãe o acalma, aqui em caso foi puro mito, ele queria era estar junto mesmo, acredito eu que não é só o cheiro em si que o acalma e sim o conjunto do cheiro, do toque de sentir a respiração junto com ele.
Dicas para desenvolver o olfato do bebê
- Deixe o bebê no colo de outras pessoas, assim ele experimentará outros cheiros
-A partir do 6ª mês, ao introduzir alimentos, deixe que a criança sinta o cheiro de cada alimento, deixe-a brincar com os alimentos.
- Permita que a criança cheire flores, objetos, pessoas...
-A partir dos 18 meses faça brincadeiras de vendar os olhos e dar coisas para cheirar, mesmo que ele não saiba falar você o estimulará a distinguir as coisas pelo cheiro.
- o banho é uma excelente oportunidade para que o bebê experimente outros aromas, deixe cheirar o sabonete, o shampoo, o condicionador, brinque junto.



5 comentários:

Vanessa Orgélio disse...

olá! Vim retribuir a visitinha!
Lindo seu bloguinho!
Tudo de bom!

Lucia Bara disse...

Olá
vim agradecer a visita e o comentario, ja estou te seguindo.
um abraço
hptt://cafeecetim.blogspot.com

FLAVIA CRISTINA C. disse...

OI COLEGA BLOGUEIRA, VIM AGRADECER SUA VISITA E AMEI SEU BLOG, JÁ ESTOU SEGUINDO E SE QUISER ME SEGUIR FICAREI MUITO FELIZ. BEIJOCAS...

Pequenos Modernos disse...

Estou adorando essa série sobre os 5 sentidos, tem muita coisa interessante que eu não sabia!

Bjs

monica miranda disse...

oi vanessa lindo seu cantinho ja estou a te seguir bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...