sexta-feira, 24 de junho de 2011

Desenvolvimento da fala infantil parte III - Acorde a linguagem adormecida

Bom dia, como passaram o feriado??
Aqui assistimos filme e levamos o Miguel para passear no parque, ele se divertiu e ando muito com a totoca dele, com as bochechas rosadas chamou atenção de várias senhoras que passeavam por lá e ele dava tchau e mandava beijo todo faceiro,hehehe
mae_filha

Acorde a linguagem adormecida do seu filho
O seu filho tem muitos significados e palavras que ele ainda não fala. Este é seu vocabulário não verbal, ou significados sem palavras. Por exemplo, seu filho come com a colher dele, vai para a cama quando anoitece, ou corre para os braços do pai quando ele chega em casa. Cada uma destas ações é cheia de significados e cada uma pode ser descrita por uma ou muitas palavras. Pense em cada uma destas ações e sons dos seus filhos como “palavras adormecidas”. O seu trabalho é acordá-las e transformar estas ações em palavras.
Como isso é feito?
Primeiro, pense em cada ação como uma palavra futura.
Então estabeleça uma única palavra para esta ação. Por exemplo, quando ele cai ou chora, diga rapidamente “machuca” ou “ajuda”. Dê-lhe uma palavra que descreva a situação.
Quanto mais você encontre palavras para coisas que ele sabe fazer, mais ele irá aprender e usar estas palavras. Se você falar demais, como “oh, você se machucou. Você quer que a mamãe venha e te ajude?” Aqui você estará falando mais do que ele próprio pode falar e ele terá menos possibilidade de apreender a palavra que ele precisa. Quanto mais ele fala, mais você pode falar, mas procure fazê-lo no mesmo nível que ele. Desta forma ele irá despertar as palavras adormecidas e começará a usá-las.
Como acordar as palavras adormecidas dos seus filhos?
Fale de uma forma em que ele pode falar também.
Dê a ele uma palavra para cada uma de suas ações ou gestos.
Repita as ações e gestos com ele, então dê-lhe uma palavra.
Dê uma palavra correspondente aos sons que ele fizer, então espere.
Veja estes gestos e sons como sua primeira forma de linguagem.
Então traduza as ações, gestos e sons em palavras.
Faça jogos e brincadeiras, encontrando palavras específicas para ações e gestos.
Quando mais você disser e descrever o que ele está fazendo, mais ele irá falar.

Copyright 2010 JamesD.Macdonald


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...