quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os 12 mandamentos da criança para os pais



OS 12 MANDAMENTOS DA CRIANÇA PARA SEUS PAIS
( Do livro Eduque com Carinho de Lídia Weber – Editora Juruá)

Se uma criança pudesse escrever uma carta para os seus pais antes mesmo de nascer, talvez fosse algo parecido com:
Queridos pais, eu vou chegar a este mundo muito pequeno e ainda não sei todas as coisas que preciso saber. Não sei nem mesmo pedir pelas coisas que preciso, mas em entendo o mundo ao meu redor e sei reconhecer as pessoas que me amam. Eu preciso de adultos do meu lado que me ensinem as coisas e, principalmente que me ensinem o que é amor e como  funciona esse mundo maravilhoso. Vocês não podem fazer tudo por mim senão eu também não vou aprender como me comportar diante das situações difíceis. Eu sou pequenininho, mas sou um ser humano! Tenho direitos e Dignidade, e as relações com outros seres humanos deixarão marcas profundas na minha vida. Sei que vocês já foram filhos, então gostaria que vocês lembrassem como foi a sua relação com seus pais, entendam, até perdoem o que não foi bom e resgatem as coisas boas. A vida é muito preciosa e eu tenho tudo para ser feliz junto a vocês! Meus 12 mandamentos para vocês:


1.Eu sou único e você me ama porque sou seu filho e não porque faço coisas que você gosta.
2.Saiba um pouco como as crianças aprendem a se comportar, eu preciso que você seja o meu guia e mostre
como devo me comportar no mundo.
3.Os meus olhos não viram o mundo como os seus, e compreendo o mundo diferente de você porque sou
criança, então entenda e respeite o meu desenvolvimento e meu tempo de ser criança.
4.Lembre-se de como você foi educado, compreenda o seu estilo de educar e mude alguns comportamentos
que podem me machucar física ou emocionalmente.
5.Comunique-se comigo de maneira clara, de acordo com a minha idade e não precisa gritar e nunca me
humilhe, eu acredito no que você diz.
6.Eu preciso do seu tempo para brincar comigo e para explicar todas as coisas da vida; eu vou ser pequeno
por pouco tempo, aproveite o seu tempo comigo porque eu adoro ficar com você.
7.Eu preciso construir minha identidade e minha auto-estima e preciso do seu estímulo, do seu
encorajamento. Veja as coisas boas que eu faço, sinta orgulho e valorize-as, eu me sentirei importante e
confiante.
8.Eu preciso que você me guie e mostre as regras e as conseqüências da vida; ensine os limites de maneira
carinhosa.
9.Seja coerente com o seu comportamento; se você está de mau humor com outras coisa, não desconte em
mim e, se você está muito feliz, também não esqueça de aplicar as regras, senão eu não vou entender o que
realmente deve ser feito.
10.Se eu fizer alguma coisa errada, mostre e ensine o certo; critique o meu comportamento errado e não
minha pessoa.
11.Faça o que você me diz que eu devo fazer; seja um modelo moral para o meu comportamento e minha
vida e me respeite como você gostaria que outras pessoas me respeitassem
12.Não faça coisas por mim sem necessidade, eu preciso aprender a viver no mundo de maneira
independente.

Espero que tenham gostado...







Um comentário:

*Carolina Maciel Xavier disse...

Pri amiga q delícia de texto. Amei e vou mosinha mana agora... beijinhos, Carol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...