sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Picos de crescimento

Bom dia tudo bem? Hoje aqui eu estou em um misto de felicidade e dorzinha no coração, 
essa noite o Mi dormiu sozinho no quarto pela 1ª vez, e não foi porque eu ou o pai 
quiséssemos assim não, foi algo bem natural e tranquilo, uma coisa que simplesmente aconteceu. 
Isso só me mostrou que para nós a Cama compartilhada realmente funcionou e que meu 
pensamento de que quando ele estivesse pronto a transição seria tranquila. 
Confesso que quem mais sentiu a diferença foi eu e não ele...meu menino tá crescendo rápido demaissssssss.
Você conhece os picos de crescimento?Sabe o que são?
Vale a pena ler, muitos dos picos que passamos aqui em casa foi bem puxado e saber que era apenas uma fase me fazia ficar mais tranquila e ter a paciência necessária, lembro de ter tido vezes do Mi ficar praticamente o dia todo no peito, era coisa de a cada 1 hora ele solicitar, querer ficar muito no colo e bem irritado, não conseguia fazer nada na casa além de ficar com ele.

O que são picos de crescimento?
Picos de crescimento são alturas em que o bebé aumenta a sua necessidade de ingestão de leite, ou seja, pede para mamar mais vezes e fica mais agitado. Isto acontece, pois devido ao seu desenvolvimento, o bebé vai precisar de mais alimento, e como o peito não aumenta automaticamente a sua produção, o bebé precisa mamar mais vezes para receber a quantidade de leite que precisa. Esta situação também pode acontecer em alturas em que o bebé aprende coisas novas, como aprender a virar-se, a gatinhar, a andar ou a falar, o leite materno também é alimento para o cérebro!
Quando é que os bebés têm picos de crescimento?
As alturas mais comuns de picos de crescimentos são nos primeiros dias do bebé, por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, é claro que estas são alturas que podem variar de bebé para bebé ou podem acontecer e a mãe nem dar por isso, mas é bom ter uma ideia das alturas aproximadas em que isto pode acontecer. Estes picos podem continuar a ocorrer após o primeiro ano, mas como a criança já come outros alimentos mais regularmente, não são tão fáceis de detectar.
 Quanto tempo dura um pico de crescimento?
Normalmente duram 2-3 dias, mas podem durar mais. Para que estes picos sejam mais suaves e durem menos tempo, siga os conselhos que apresentamos a seguir.
O que fazer quando surge um pico de crescimento?
Deve oferecer-se o peito sempre que o bebé pede, nestas alturas o regime livre torna-se ainda mais importante pois o bebé precisa receber uma maior quantidade de leite, e como não o consegue obter todo de uma só vez, vai precisar mamar mais vezes! Quantas mais vezes o bebé mamar, maior será o estímulo e maior será a produção de leite, só assim o seu corpo se poderá adaptar às novas necessidades do bebé. Não é aconselhável suplementar, pois ao oferecer um suplemento, o bebé não vai estimular o peito tantas vezes e assim a produção não tem a oportunidade de aumentar, e não irá acompanhar o crescimento do bebé.
Nestas alturas, a mãe que amamenta pode sentir mais fome e mais sede, e deve responder a estes pedidos do seu corpo, pois pode ser necessário para o aumento da produção!
O contacto pele a pele também pode ser uma ajuda, tanto para acalmar o bebé como para aumentar a produção de leite.

Traduzido e Adaptado por APPM
Fonte: http://www.kellymom.com/bf/normal/growth-spurt.htm

2 comentários:

Tais Martins disse...

Oi Pri!!
Então acho q o efeito é parecido sim,mas a dupla face pode ser um pouquinho mais grossa,se quiser dar uma olhada melhor na fita japa tem aqui ó:
http://www.etsy.com/shop/PrettyTape
-------------------------
decorehouse.blogspot.com

Nívea Araújo disse...

Ótimo post.
Tenho uma princesinha de 08 meses e fico sempre "ligada".
Passei pra conhecer seu cantinho.
Faço parte do Blogueiras Unidas meu nº é 134 e meu link http://maetambemfazarte.blogspot.com
Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...